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memória natural ou bon soir é um xuxú


A idéia de produzir livros de Carnaval surgiu de um sentimento de falta. Mas aos poucos descobri o que estava além da falta de uma bibliografia sobre uma das mais importantes criações simbólicas popular. O Carnaval, suas religiões e todos os seus desdobramentos sociais, culturais e afetivos nos separam da ideia ocidental instrumentalizada e nos aproxima de uma outra cultura, cujo esgarçamento com a natureza e com as “coisas”, como diria Flusser, é menos devastador. Ainda.

Lendo o húngaro Villén Flusser encontrei estimulo maior para continuar em busca desse recontar e contar parte de nossa história cultural que tem ficado muito mais na oralidade e nas coleções de imagens, do que nos livros “escritos”. Nós, brasileiros-dito-cultos, sempre fomos devotos da fotografia, do século 19 (vide D.Pedro II) até hoje (vide revista Caras). Por isso em nossas publicações fugimos do abuso das imagens: elas, banalizadas, facilitadoras da nova alfabetização, só valem ser reproduzidas em papel quando raras e imprescindíveis à vida.

Além da coleção Cadernos de Samba, aos poucos estamos formando uma pequena, porém animada coleção de imagens de Carnavais de outros tempos. Imprescindível, porque rara. É nesse trabalho de formiga que unimos duas paixões que culminam em nossas publicações: a produção de livros sobre a memória gráfica e a cultura popular. No livro “Impresso no Brasil” (2009) redescobrimos uma parte da memória gráfica dos primórdios da impressão no Brasil, oficializada em 1808 com a chegada da Imprensa Régia (leia, família real) até a década de 1930, quando a impressão em cor chega e populariza as revistas de costumes, com destaque para O cruzeiro.

O Carnaval, entretanto, acompanha essa linha da histórica gráfica, desde o século 19.

Aos poucos estamos criando um acervo da memória gráfica do carnaval. E, aqui, nesse espaço iremos mostrar algumas dessas peças e livros raros, esquecidos, porém fundamentais para mantermos esse diálogo entre tempos.

Valéria Lamego

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